Sabões em barras – Fórmulas para fazer

Fórmulas para fazer sabões sólidos – Produto de limpeza na forma sólida

Caso deseje iniciar uma produção de sabões em barras (saboaria), segue abaixo três formulações para fazer sabões sólidos. Embora a categoria de sabão em barra venha perdendo espaço no mercado brasileiro devido ao surgimento e uso do produtos de limpeza líquidos e em pó, esse produto de limpeza ainda é muito utilizado por uma grande parcela de donas de casa.

Mesmo sofrendo retração em vendas, produtos de limpeza em barras é um costume tradicional, sempre presente nos ensinamentos de limpeza passados de mães para as filhas.

O seu consumo pelos brasileiros em 2015 foi varias vezes maior do que o em forma liquida, perdendo apenas para o detergente em pó.

Este é um produto de limpeza (saneante domissanitário) reconhecido por ser eficaz e pelo seu rendimento no uso. É um produto versátil (multiuso) para uso em varias tarefas e locais de aplicação, sendo ainda muito utilizado pelos brasileiros.

Ele rende, fica firme pela sua consistência sólida, não resseca a pele das mãos, é utilizado para dar brilho em panelas, desengordura louças, produz bastante espuma e possui preço acessível. Na falta do detergente liquido, pode ser utilizado para lavar utensílios de cozinha, copos e pratos, limpar banheiros, limpar o piso, etc.

É um produto de limpeza domissanitário utilizado para retirar sujidades mais pesadas, é mais barato em comparação com produtos líquidos e em pó, promove bastante espuma e dura mais.

Fórmula para 10 quilos de sabão sólido em barra:

Sebo 5.230 gramas
Hidróxido de sódio (a 50%) 1.480 gramas
Água deionizada 2.220 gramas
EDTA tetrassódico (a 40%) 50 gramas
Carbonato de sódio 500 gramas
Silicato de sódio alcalino (a 54%) 200 gramas
Sulfato de sódio 300 gramas
Mistura de isotiazolinonas 20 gramas
Corante Quantidade suficiente
Essência Quantidade suficiente

Como fazer o sabão sólido em barra:
Em recipiente adequado aqueça o sebo até a temperatura de 80ºC, em agitação constante adicione o hidróxido de sódio, aos poucos e com cuidado.

Em seguida mantendo a agitação adicione a água deionizada e o EDTA, a massa começa a ficar bem consistente. Sob agitação constante adicione o carbonato de sódio, o silicato de sódio e o sulfato de sódio.

Diminua o aquecimento para que a massa esfrie até 55ºC. Antes que a massa endureça completamente adicione sob agitação a Mistura de isotiazolinonas e o corante, agite bem para uma boa homogeneização do sabão em barra.

A essência quando a quantidade de sabão é pequena deve ser adicionada sob agitação quando a massa atingir uma temperatura em torno de 40º, para que não perca a sua qualidade. Para grandes quantidades feitas em escala industrial, a essência deve ser adicionada na extrusora de sabão.

Aspecto do produto: Sólido consistente e opaco.

Formulação que utiliza o óleo de coco, muitas donas de casa utilizam esse tipo de sabão em barra.

Fórmula para 10 quilos de  sabão de coco em barra:

Óleo de coco 5300 gramas
Hidroxido  de sódio (a 30%) 3110 gramas
EDTA Tetrasódico (a 40%) 50 gramas
Carbonato de sódio 100 gramas
Sulfato de sódio 450 gramas
Butil Hidroxi Tolueno (BHT) 20 gramas
Mistura de isotiazolinonas 20 gramas
Água deionizada 950 gramas

Como fazer o sabão sólido de coco em barras:
Em um recipiente adicione o Óleo de coco e aqueça até 35°C, sob agitação constante adicione o Hidróxido  de sódio (a 30%) vagarosamente (aos poucos).

Adicione sob agitação a Água deionizada e o EDTA Tetrasódico (a 40%), mantenha a agitação. Adicione sob agitação o Carbonato de sódio, Sulfato de sódio, Butil Hidroxi Tolueno (BHT) e Mistura de isotiazolinonas, mantenha a agitação.

Despeje a massa em uma forma e deixe até completa saponificação. No final o sabão de coco fica com o aspecto sólido consistente de cor branca.

Sabões Glicerinados. Formulação que utiliza sebo e óleo de coco em sua composição. Fórmula de sabão que possui uma maior formação de espuma, menos rachaduras no produto e transparência. Possui Ácido sulfônico que melhora a formação de espuma e aumenta o poder de limpeza. Pode se dizer que é um sabão de primeira  linha. Fórmula para fazer 100 quilos de sabão glicerinado:

Produtos químicos Quantidade
Sebo 50,3 quilos
Óleo de coco 12,7 quilos
Hidróxido de sódio (soda liquida 50%) 19 quilos
Água deionizada 12,7 quilos
EDTA tetrasódico e EHDP tetrasodico 500 gramas
Carbonato de sódio 1,5 quilos
Silicato de sódio alcalino a 54% 500 gramas
Sulfato de sódio 400 gramas
Ácido linear dodecilbenzeno sulfônico (Ácido sulfônico a 96%) 1,2 quilos
Açúcar 1 quilo
Mistura de isotiazolinonas 200 gramas
Corante q.s
Essência q.s

Como fazer o sabão glicerinado:
Em um recipiente adequado adicione o Sebo, Óleo de coco e aqueça até 80°C. Sob agitação constante adicione aos poucos o Hidróxido de sódio (soda liquida 50%).

Sob agitação adicione aos poucos a Água deionizada e o EDTA tetrasódico e EHDP tetrasodico. A massa começa a ficar consistente.

Sob agitação adicione o Carbonato de sódio, Silicato de sódio alcalino a 54%, Sulfato de sódio, agitando sempre para homogeneizar. Sob agitação constante adicione o Ácido linear dodecilbenzeno sulfônico (Ácido sulfônico a 96%).

Diminua o aquecimento para 60°C. Adicione sob agitação o Açúcar. Diminua o aquecimento para menos de 55°C, antes que a massa do sabão endureça completamente adicione a Mistura de isotiazolinonas e o Corante.

No sabão produzido industrialmente, a Essência deve ser adicionada na extrusora de sabão. No caso de teste piloto em laboratório ou em pequena quantidade.  Adicione a Essência quando a massa de sabão estiver com cerca de 40°C.

Especificações do sabão glicerinado transparente: Sólido consistente e transparente quando feito industrialmente com extrusora regulada corretamente. O produto de limpeza fica opaco quando feito sem o auxilio de extrusora.

Teor de glicerina: 7,2% Para que não ocorra nenhum imprevisto na formulação do sabão deve ser feito o índice de saponificação do sebo e do óleo de coco, assim como a analise para verificar a concentração do Hidróxido de sódio (soda liquida 50%).

Índice de saponificação do sebo: 198

Índice de saponificação do óleo de coco: 247

A concentração do Hidróxido de sódio (soda liquida) deve ficar em 50%. Este produto de limpeza só fica transparente com extrusora regulada corretamente. Sempre produza uma pequena quantidade para verificar a qualidade do produto antes de produzir grandes quantidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *