Receita de sabonete liquido para limpar as mãos

Como fazer sabonete liquido para limpar as mãos

Formulação para fazer um limpador de mãos claro e transparente de alta viscosidade, adequado para uso em distribuidores (saboneteiras) institucionais de sabão líquido.

A formula produz rapidamente uma grande quantidade de espuma que enxágua facilmente e deixa as mãos com um sensorial suave. O Cocoamidopropil betaína proporciona um reforço de espuma, espessamento e suavidade à formulação, age como tensoativo secundário aumentando o poder de limpeza do sabonete, por ser um anfótero proporciona suavidade à formulação.

Na receita contém um agente de detergência e formador de espuma que promove limpeza e higienização das mãos, o Lauril éter sulfato de sódio, um tensoativo aniônico utilizado como espumante em formulas de shampoos para cabelos, sabonetes líquidos e produtos de limpeza.

Esta receita de sabão liquido para lavar as mãos pode também ser utilizado em saboneteiras de postos de gasolina, oficinas, supermercados, empresas e outros estabelecimentos onde se faz necessário a utilização de um sabonete liquido para a higienização das mãos.

O sabonete apenas promove limpeza e higienização, não possui ação bactericida. No entanto, aqui no site você encontra formulas de sabonetes com efeito bactericida – antisséptico.

Todos os produtos químicos e componentes você encontra em distribuidores de produtos químicos ou em lojas virtuais de essências. As embalagens você encontra em distribuidores de embalagens plásticas, lojas virtuais de essências ou em distribuidores de embalagens para farmácias de manipulação.
Fórmula para fazer o Sabonete liquido para limpeza das mãos:

Água deionizada 7250 g
Lauril éter sulfato de sódio 1500 g
Cocoamidopropil betaína 700 g
Cloreto de sódio (+ ou –) 500 g
Essência 30 g
Corante qs
Mistura de isotiazolinonas 20 g

Modo de fazer a receita do Sabonete liquido para limpeza das mãos:
Em um balde de plástico adicione a Água deionizada, com agitação moderada adicione o Lauril éter sulfato de sódio e o Cocoamidopropil betaína misturando até homogeneizar.

Em seguida adicione a Essência e a Mistura de isotiazolinonas, misturando até homogeneizar.
Colorir com gotas de Corante diluído em Água deionizada até obter a cor desejada.

Na sequencia adicione sob agitação o Cloreto de sódio aos poucos, homogeneizando após cada adição.

Nota: O Cloreto de sódio é uma quantidade aproximada, pode ser que não seja necessário adicionar toda a sua quantidade para obter uma viscosidade adequada, dependendo do fabricante dos tensoativos (Lauril e Betaína) utilizados na fórmula.

Depois deixe em repouso até a espuma abaixar e envase nas embalagens, que pode ser saboneteiras plásticas, refil (dispenser ou reservatório para sabonetes) ou frascos plásticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *