Formula Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca

Como fazer Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca. Formula de sabonete liquido de uso facial para promover limpeza e esfoliação na pele do rosto. Possui em sua formula agentes de limpeza que promovem a formação de espuma e ação de limpeza para deixar a sua pele facial limpa, livre de oleosidade e de células mortas.

Na formula há um tensoativo anfótero que promove ação detergente suave, auxiliando na limpeza da pele facial e dando maior suavidade ao produto cosmético. Enquanto a Amida 90 age como sobrengordurante e estabilizador da espuma, promovendo uma espuma rica e que demora para se desfazer.

Na formula do sabonete contém um agente perolizante que deixa o produto cosmético com brilho perola (perolado), o uso de bases perolizantes promove um visual bonito e sofisticado ao sabonete liquido.

Veja outras formulações de cosméticos:
Como fazer gel de Arnica
Como fazer gel de barbear
Como fazer gel repelente de insetos com DEET

Cirebelle Beads 104 Green e Cirebelle 104 Softspheres Green 500-850 na formula do sabonete atuam como esfoliantes. Cirebelle Beads 104 Green são esferas de cera sintética 100% biodegradáveis, este produto de uso cosmético promove uma esfoliação física suave na pele do rosto, remove as células mortas e melhora a aparência da pele. Deixa o sabonete com ótimo efeito visual.

Cirebelle 104 Softspheres Green 500-850 são partículas esféricas de cores variadas com granu­lometria de 500 – 850 microns, que se rompem ao contato. O Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree é excelente para tratar pele oleosa, acnes severas. Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree possui ação bactericida, cicatrizante e revigorante, sendo considerado um ótimo bactericida e antifúngico, anti-séptico e antibacteriano.

Veegum K é um Silicato de alumínio e magnésio usado em formulas de produtos farmacêuticos e de cosméticos, como produtos cosméticos para tratamento dos cabelos, cosméticos para o corpo, etc. Veegum K é uma argila de esmectita purificada com grânulos brancos. Atua como agente suspensor, modificador de reologia.

Benefícios de esfoliar a pele

A esfoliação é utilizada como um tratamento cosmético que visa melhorar a textura da pele, também melhora a circulação sanguínea, esfoliar remove as células mortas, sebo e outros resíduos e desobstrui os poros, promovendo uma limpeza profunda. Esfoliar também ajuda no combate a rugas e linhas de expressão, ajuda no combate ao aparecimento de acnes e cravos. Auxilia a eliminar manchas e marcas de espinhas, na renovação de células novas, etc.

Outro beneficio da esfoliação e que ela deixa a pele pronta para receber hidratação, aumenta a capacidade de absorção dos ativos, e que os ativos penetrem adequadamente na pele. O esfoliante deve ser aplicado depois do uso do sabonete e antes do tônico. O procedimento de esfoliação aumenta a capacidade de absorção dos cosméticos, deixando a pele pronta para a aplicação de loções, séruns, cremes e outros cosméticos.

Como usar os cosméticos na pele depois da esfoliação

A seqüência correta no uso de cosméticos: primeiro as loções, depois os séruns, cremes, máscaras e por fim os fotoprotetores para proteção contra os raios solares. Iniciar a aplicação na pele do mais líquido para o mais consistente.

Como esfoliar a pele

Depois de lavar e ainda com a pele molhada, o esfoliante deve ser aplicado com movimentos circulares sobre a pele. No caso do sabonete esfoliante, este já promove limpeza e esfoliação ao mesmo tempo, depois é só aplicar os demais cosméticos de tratamento.

Qual a freqüência que devo seguir para esfoliar a pele do rosto e do corpo?

Para quem tem pele oleosa o procedimento deve ser feito duas vezes por semana. Para quem tem pele normal ou seca deve fazer a esfoliação no máximo uma vez por semana. Usar esfoliante de modo excessivo pode causar coceira, irritação, vermelhidão e percepção de que a pele esta sendo repuxada, além de causar efeito contrario, deixando a pele com excesso de oleosidade. Portanto, use esfoliantes com moderação.

Formula para fazer 10 kg de Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca:

  • Água deionizada – 6040 g
  • EDTA Dissódico – 10 g
  • Veegum K – 300 g
  • Lauril éter sulfato de sódio 27% – 2200 g
  • Cocoamidopropil betaína – 300 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90%) – 450 g
  • Base perolada para shampoo – 500 g
  • Cirebelle 104 Softspheres Green 500-850 – 50 g
  • Cirebelle Beads 104 Green – 50 g
  • Óleo Essencial Melaleuca Tea Tree – 20 g
  • Phenochem (conservante) – 50 g
  • Essência – 30 g
  • Ácido Cítrico diluído em água – qs (quantidade suficiente)

Como fazer a formula do Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca:

Em um recipiente adicione a Água deionizada, EDTA Dissódico, Veegum K e aqueça até 80°C, até total dispersão dos componentes na água. Misturando adequadamente com agitação.

Depois da dispersão, deixe a temperatura abaixar para 40°C, e sob agitação adicionar o Lauril éter sulfato de sódio 27%, Cocoamidopropil betaína, Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90%), Base perolada para shampoo, Cirebelle 104 Softspheres Green, Cirebelle Beads 104 Green, Óleo Essencial Melaleuca Tea Tree, Phenochem (conservante) e misturar bem para homogeneização.

Perfumar adicionando a Essência sob agitação.

Por fim, proceder ao acerto do pH do sabonete liquido, adicionando aos poucos o Ácido Cítrico diluído em água até obter pH 6,0.

Se preferir você pode também colorir com solução de Corante em água.

Misturar bem para homogeneização e depois envasar em frascos plásticos, saboneteiras plásticas ou bisnagas plásticas utilizadas para cosméticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.