50 Fórmulas Exclusivas Visite para maiores detalhes. Clique na imagem ao lado.

Fórmula para Fazer Amaciante de Roupas

Como fazer amaciantes de roupas no processo à frio sem o aquecimento da água no processo de fabricação do amaciante.

Aqui no site Fórmula Grátis você encontra a fórmula do amaciante feito no processo à quente com o aquecimento da água.

Para que serve o amaciante de roupas? Amaciamento dos tecidos, promovendo maciez, toque macio e suave, além de perfumar as roupas.  Este produto produzido no processo sem aquecimento da água pode ter um custo de produção inferior ao do amaciante produzido no processo com aquecimento, no entanto, para a produção do amaciante sem aquecimento é necessário equipamento para a agitação adequada do produto.

Para grandes quantidades produzidas de amaciante sem aquecimento se faz necessário um tanque com sistema de agitação, esse tanque de agitação pode ser adquirido ou o fabricante pode mandar fabricar o equipamento segundo as suas necessidades.

Na Internet é possível visualizar alguns tanques com sistema de agitação em algumas empresas especializadas na fabricação de tanques agitadores, dentre as empresas estão a Erli Maquinas, Fenoquimica e MP Caldeiraria. Mas é possível pedir a fabricação na sua própria região, caso exista pessoas qualificadas no manuseio e fabricação de tanques em aço inoxidável.

amaciante-roupas

Para a produção pequena de amaciantes é possível fabricar o amaciante em uma bombona plástica, utilizando uma pá de plástico ou aço inoxidável para mexer o produto. Na produção em pequena quantidade aquecer o Quatercap CDHT-75 até a temperatura de 45°C e depois adicionar na Água com temperatura ambiente sob agitação, manter a agitação até não haver mais grumos no produto.

Vale lembrar que um bom amaciante de roupas deve ter dois aspectos importantes, amaciamento das fibras das roupas e perfume duradouro, sendo importante a escolha de uma essência que fixe o seu perfume nas roupas. O amaciante, assim como o detergente liquido, desinfetante, sabão liquido, limpador multiuso e água sanitária é um dos produtos de limpeza que mais vendem.

Onde comprar a base para amaciantes Quatercap CDHT-75:

Quatercap CDHT-75 é produzido pela Capuani do Brasil
Rodovia Cornélio Pires, 74, Tietê – SP
Fone:(15) 3285-8000

Polo Sul
Rua Iapó, 1742 – Prado Velho – Curitiba – PR
Fone/Fax: (41) 3333-111

Química Maragno
Turvo – SC
Fone: (48) 3525-0151

Sanches Química Ltda
Av. Aniloel Nazareth, 5212
Vila Cristina, São José do Rio Preto – SP
Fone: (17) 3202-3900

Fórmula para 100 litros de amaciante de roupas sem aquecimento da água:

Quatercap CDHT-75 3 kg
Essência para amaciante 300 g
Corante qs
Mistura de isotiazolinonas 200 g
Água potável qsp para 100 litros

Modo de fabricar o amaciante de roupas no processo à frio:


Em um tanque agitador adicionar 80% da água da formulação.

Depois adicione sob agitação adequada e constante o Quatercap CDHT-75, manter a agitação constante até ficar uma mistura homogênea (sem grumos).

A velocidade de agitação deve ser controlada caso a velocidade do agitador seja muito rápida, para o controle da agitação pode ser instalado um inversor de frequência, com o inversor você consegue controlar a velocidade sem prejudicar o amaciante.

O controle da velocidade de agitação é importante para que não haja formação de espuma durante o processo de fabricação do amaciante de roupas.
Adicione sob agitação a Mistura de isotiazolinonas, o Corante diluído em água e a Essência para amaciante.

Parar a agitação e completar o volume com água até obter 100 litros de amaciante de roupas.
Depois agitar até o amaciante ficar bem homogêneo. Em seguida embalar nos frascos plásticos.

Devido a mudanças de temperatura e muito tempo de estocagem da base para amaciantes Quatercap CDHT-75, pode ocorrer a formação de partículas difíceis de desmanchar na água fria, se isto ocorrer, a base para amaciantes Quatercap CDHT-75 deve ser aquecida até a temperatura de 50°C antes de ser adicionada na água.

Mas somente a base para amaciantes Quatercap CDHT-75 deve ser aquecida, os outros componentes devem estar à temperatura ambiente no processo de fabricação do amaciante de roupas.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *