Formula de gel repelente de insetos com DEET

Receita para fazer gel repelente de insetos – Como fazer repente com DEET na forma de gel. DEET (N,N-dietil-meta-toluamida) na formula é um ativo com ação repelente de insetos, possui efeito de longa duração, promovendo repelência maior em comparação aos outros ativos repelentes. Muito bom na ação para a proteção contra o mosquito Aedes aegipty, o mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.

É muito importante combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esse mosquito também é responsável por outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Qual a importância do uso de repente de insetos?

O Brasil por ser um pais de clima tropical apresenta uma grande variedade de mosquitos e muitos deles são vetores, ou seja, transmitem doenças através de picadas na pele para sugar sangue. Atualmente é grande a incidência de casos de Malaria, Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya. O uso do repelente visa evitar que o inseto pique as pessoas, evitando o incomodo e prevenindo possíveis transmissões de doenças, principalmente em regiões onde há grande incidência de pessoas que foram infectadas.

Em áreas urbanas pode-se fazer a prevenção contra esses mosquitos com o uso de telas mosquiteiras nas janelas e portas, uso de mosquiteiros e eliminação dos criadouros. Em áreas abertas, como campos, florestas e beira de rios o uso do repelente é indispensável. No entanto, o repelente pode ser usado em áreas urbanas e áreas abertas, sempre verificando a indicação no rotulo do produto no caso de crianças e gestantes.

Veja a formula abaixo com Icaridina:
Formula Repelente de mosquitos com Icaridina

Além do Aedes aegipty, a formula de repelente com DEET (N,N-dietil-meta-toluamida) também é eficaz contra outros mosquitos, pulgas, carrapatos, borrachudos, etc. O DEET (N,N-dietil-meta-toluamida) é um repelente de insetos para cuidado pessoal, possui efeito de longa duração no combate a uma grande variedade de mosquitos e insetos sob várias circunstâncias de climas e ambientes.

O Propileno glicol age na receita como umectante e hidratante para a pele. A Benzofenona 4 na formula estabiliza a viscosidade de géis, como os formulados com Carbopol, quando estes são expostos à radiação UV.

Muitas pessoas não gostam de usar loções cremosas repelentes na pele, dai a vantagem do gel para a repelência dos mosquitos, pulgas, carrapatos e borrachudos.

Formula para fazer 10 kg de gel repelente de insetos:

  • Água deionizada – 6440 g
  • Carbopol – 100 g
  • EDTA dissodico – 10 g
  • Nipagin – 20 g
  • Benzofenona 4 – 5 g
  • Propileno glicol – 200 g
  • Álcool Laurilico 7 EO – 200 g
  • DEET (ativo repelente) – 400 g
  • Trietanolamina – 100 g
  • Álcool etílico – 2500 g
  • Essência – 25 g
  • Corante – q.s (quantidade suficiente)

Como fazer a formula do gel repelente de insetos com DEET:

Fase A) Em um recipiente adicione 5440 g de água deionizada, polvilhe o polímero Carbopol na superfície da água deionizada e deixe em repouso para umectar. Após o polímero estar completamente molhado, misture bem até não haver grumos.

Fase B) Em outro recipiente adicione 1000 gramas de água deionizada, sob agitação adicione o EDTA dissodico, Nipagin, Benzofenona 4 e misture até solubilização dos componentes sólidos.

Em seguida adicione a Fase B sobre a Fase A, sob agitação.

Misture a parte o Propileno glicol, Álcool Laurilico 7 EO, DEET até ficar bem homogêneo, depois adicione ao produto sob agitação.

Misture a parte o Álcool etílico, Essência e depois adicione ao produto, misturando bem.

Colorir com solução de corante em água deionizada.

Agora adicione aos poucos a Trietanolamina para neutralizar, ir checando com a fita de medir o pH a cada adição da Trietanolamina até o pH ficar em 7,0.

Misturar bem até homogeneização do gel repelente de insetos com DEET.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.