Produtos Químicos Visite e faça o seu cadastro. Clique na imagem ao lado.

Fórmula detergente liquido espumante

Como fazer detergente liquido com boa formação de espuma, a fórmula grátis de detergente abaixo contém agentes de limpeza que proporcionam boa detergência e formação de espuma.

Para que serve a Amida 60? É um espessante, agente sobreengordurante e estabilizador de espuma que deixa o detergente com uma espuma rica que demora para se desfazer.

Para que serve o Lauril éter sulfato de sódio? é um espumante para shampoo, no detergente esse componente ajuda na limpeza e deixa o detergente liquido bem espumante. As donas de casa gostam de detergentes que produzam muita espuma na hora de lavar os pratos e utensílios.

Para que serve o Ácido sulfônico? É um agente de limpeza, promove formação de espuma e detergência. É um dos tensoativos anionicos mais utilizados em formulas de produtos de limpeza e produtos automotivos.

O detergente liquido é considerado uns dos “carros chefe” dos produtos de limpeza, sendo utilizado em quase todos os lares na limpeza de pratos, copos, talheres e demais utensílios domésticos. Por esse motivo, o detergente vende muito e pode gerar uma boa renda para quem o fabrica.

Para quem deseja produzir produtos de limpeza para ganhar dinheiro é bom criar uma lista de produtos de limpeza que mais vendem, entre eles estão os detergentes líquidos, amaciantes de roupas, desinfetantes domésticos, limpadores multiuso, sabões líquidos lava roupas e a água sanitária.

Os produtos de limpeza geralmente geram uma boa margem de lucro para quem vende, principalmente se os produtos químicos utilizados na fabricação forem comprados no atacado.

Para fabricar o detergente liquido em pequenas quantidades (100 litros de cada vez) não é necessário a aquisição de equipamentos caros. A pessoa interessada em fabricar detergentes pode utilizar uma bombona plástica de tampa removível e uma pá de plástico grande para misturar os componentes.

bombona-plastica-tampa

Para verificar (checar) o pH do detergente liquido, a pessoa pode utilizar as fitas de medir o pH, não sendo necessário a aquisição do pHmetro, um aparelho utilizado em fabricas de produtos químicos, industrias de cosméticos e farmacêuticas que tem um valor elevado se comparado às fitas.

Fórmula para fazer o detergente liquido espumante:

Ácido Sulfônico 4500 g
Soda Cáustica (50%) 1400 g
Amida 60 600 g
Lauril éter sulfato de sódio 3000 g
Mistura de isotiazolinonas 200 g
Corante diluído em água qs
Essência para detergente 100 g
Ureia técnica 100 g
Cloreto de sódio qs
Água potável filtrada qsp para 100 litros

Modo de preparar o detergente liquido espumante:


Em uma bombona plástica de boca larga com capacidade para 100 litros adicione metade da água da formulação.

Sob agitação moderada e constante adicione o Ácido Sulfônico, mexer até homogeneizar.
Adicione metade da Soda liquida, misturar.

Adicione a Amida 60, misture até homogeneizar e depois verifique o pH que deve ficar entre 7,0 e 7,5. Utilize a fita para medir pH. Se for necessário adicione o restante da Soda liquida aos poucos até que o pH chegue na faixa indicada para o detergente.

Adicione o Lauril sulfato de sódio, o corante e a Essência, misture para homogeneizar.

Misture a Ureia técnica em 1 litro de Água potável  e depois adicione no detergente.
Adicione sob agitação a Mistura de isotiazolinonas (conservante) e misture com a pá de plástico.

Complete o volume com água até chegar nos 100 litros de detergente.
Acerte a viscosidade com Cloreto de sódio diluído em água, adicionando aos poucos e sempre mexendo com a pá de plástico. O sal deve ser adicionado com moderação, muito sal raleia o detergente em vez de engrossar.

Mexer bem para homogeneizar o detergente, aguarde a espuma abaixar e depois embale o detergente liquido espumante nos frascos plásticos para detergentes, que pode ser frascos de 500 ml, 2 litros ou 5 litros.

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *