Fórmula de gel para ultrassom – ultrassonografia

Como fabricar gel para ultrassonografia

É um gel para Ultrassom utilizado como meio de contato para transmissão ultrassônica, em aparelhos de ultrassonografia.

Para que serve, onde é utilizado o gel para ultrassom?

É utilizado para conduzir o ultrassom do transdutor para a pele, evitando que o ar fique entre o instrumento e a pele da pessoa na hora do exame e interfira na propagação das ondas sonoras.

O ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, o operador do equipamento encosta o transdutor na pele da pessoa, o aparelho de ultrassonografia então vai emitindo e captando ondas sonoras por meio do contato com a pele.

É necessário que não haja ar entre o transdutor do aparelho de ultrassonografia e a pele, a presença de ar afeta a qualidade das imagens. Para evitar a presença de ar o operador passa gel no aparelho de ultrassonografia (no transdutor) e na pele do paciente, nas regiões onde serão examinadas.

Fórmula para fazer 10 quilos de gel para ultrassom:

Polímero carboxivinilico (carbopol 940) 100 gramas
Glicerina 500 gramas
Trietanolamina q.s (até atingir pH 6,0)
Metilparabeno 15 gramas
Propilparabeno 5 gramas
Água deionizada 9380 gramas

Modo de fazer o gel para ultrassom:

Em recipiente adequado adicione a água e em seguida dispersar o carbopol sobre forte agitação, manter a agitação até que não apresente grumos.

Em seguida adicione em outro recipiente a glicerina, o metilparabeno e o propilparabeno, aqueça até dissolução dos pós e em seguida adicione sob agitação na mistura anterior.

A seguir acerte o pH com a trietanolamina, adicionando aos poucos sob agitação até obter pH 6,0. Agite bem para homogeneização do gel para ultrassom.

Realizar as analises físico-químicas e depois embalar em potes plásticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *