Formula Creme desodorante antitranspirante com Eutanol G

Como fazer Creme desodorante antitranspirante

Eutanol G é um componente oleoso universal, de excelente compatibilidade com a epiderme. Pode ser empregado em formulas na fabricação de produtos de uso cosmético e farmacêutico, em emulsões cosméticas e farmacêuticas, bem como em fórmulas de desodorantes e antitranspirantes. Atua também como solubilizante de princípios ativos.

Denominação química: 2-octildodecanol
Dosagem em formulações: A concentração de Eutanol G varia conforme o grau de oleosidade e emoliencia que se quer conferir ao preparado farmacêutico ou cosmético. A faixa de emprego mais comum situa-se entre 2 a 10%.

As axilas de uma mulher

Propriedades do Eutanol G: Eutanol G tem excelente compatibilidade com a pele (ausência de inflamações) e se posiciona como um excelente coadjuvante de substancias lipossolúveis, graças ao seu poder solubilizante e sua ligeira penetração através da epiderme. Em aplicações farmacêuticas, há um grande campo de aplicação para o Eutanol G, em função de sua inercia química, em presença de inúmeros princípios ativos, bem como devido a sua compatibilidade.

Um exemplo ilustrativo é sua utilização em pomadas contra queimaduras e cremes dermatológicos contendo princípios ativos, tais como a desonida, nistatina ou dexametasona.

Sendo praticamente inodoro (sem cheiro), Eutanol G é fácil e duradouramente perfumado. Seu baixo índice de iodo não o torna suscetível de auto-oxidação, constituindo-se em um fator de estabilidade nas formulas de emulsões cremosas onde for utilizado.

Eutanol G é solúvel em óleos vegetais, animais ou minerais, ceras, álcoois graxos, ácidos graxos, óleos essenciais, ésteres de álcoois e ácidos graxos. Apresenta um poder de dispersabilidade médio e turva somente sob temperaturas inferiores a – 10°C.

Eutanol G é recomendado em formulas de cremes faciais de tratamento, hidratação e/ou limpeza, óleos para bebes, desodorantes, antitranspirantes, cremes para os cabelos, pomadas, cremes dermatológicos e outras emulsões cosméticas e farmacêuticas.

Eutanol G também pode ser utilizado em fórmulas de batons e maquilagens, como um dispersante de pigmentos. Em fórmulas de sabonetes em barras e cremes de barbear, Eutanol G age como um emoliente e suavizante contra agressões à pele.
Eutanol G é utilizado em todas as emulsões O/W para cuidados com a pele, particularmente adequadas para todas as formulações com uma ampla faixa de pH, por exemplo: Formulações desodorantes / antiperspirantes e removedoras de pelos.

Outras aplicações do Eutanol G: Emulsões para após exposição ao sol, cuidados com o bebê, cuidado Corporal, condicionamento, cuidados com o rosto, limpeza de rosto, produtos para cabelo colorido, cosméticos de toalhetes para cuidados pessoais, produtos cosméticos para auto-bronzeamento e para proteção solar.

Fórmula para fazer creme desodorante antitranspirante para axilas:

  • Lanette WB – 600 g
  • Edenor C 18 – 150 g
  • Eumulgin B2 – 150 g
  • Eutanol G – 150 g
  • Vaselina solida – 200 g
  • Metilparabeno – 18 g
  • Propilparabeno – 2 g
  • Clorohidroxido de alumínio a 50% – 1500 g
  • Trietanolamina – 20 g
  • Água deionizada – 7210 g

Como fazer a formula do creme desodorante antitranspirante para axilas:

Fase 1) Fundir mediante aquecimento o Lanette WB, Edenor C 18, Eumulgin B2, Eutanol G, Vaselina solida, Metilparabeno, Propilparabeno até a temperatura de 80°C e homogeneizar mediante agitação.

Fase 2) Aquecer a Água deionizada, Clorohidroxido de alumínio a 50%, Trietanolamina até a temperatura de 80°C e homogeneizar.

Depois, com ambas as fases a 80°C, adicionar a Fase 2 sobre a Fase 1, lentamente e sob agitação constante.
Manter agitação sem parar até a temperatura abaixar para menos de 30°C.

Depois envasar o creme para axilas nos potes plásticos.
pH do produto final: 4,4
Aspecto do cosmético para axilas: Creme consistente.

Este produto de uso cosmético evita a transpiração e o mau odor nas axilas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *