Fórmula de Cheirinho para carros – Aromatizante

Como fazer cheirinho para carros/veículos

O aromatizante para veículos é um produto destinado para perfumar o ambiente, nesse caso para perfumar o interior de carros e demais veículos, como boleia de caminhões, pick ups, etc.

A fórmula contém um agente espessante (Carbopol) que deixa o aromatizante na forma de gel. Por conter álcool em sua formulação o cheirinho para carros exala melhor o cheiro da fragrância.

O aromatizante em gel para carros não precisa ficar muito espesso, deve ficar numa consistência que não permita que o produto escorra da embalagem. Para facilitar a exalação da fragrância, procure embalar o aromatizante para veículos em potes plásticos com furos na tampa.

Para que o aromatizante tenha um efeito melhor, procure adicionar essência “encorpada”, ou seja, que tenha um odor forte, mas sem ser enjoativo. Essências com odor fraco não irá surtir muito efeito.

Fórmula para fazer 1 litro de aromatizante para carro/veículos:

Água deionizada 400 ml
Carbopol 940 10 g
Trietanolamina 8 ml
Essência 100 ml
Álcool neutro ou de cereais 500 ml
Corante (opcional) qs

Processo de fabricação do cheirinho para carros:

Em uma caneca de plástico a Água deionizada, depois polvilhe o Carbopol 940 sob agitação. Para agitar utilize uma colher grande de plástico ou de aço inoxidável.

Manter a agitação até que o Carbopol 940 tenha sido totalmente umectado, sem haver grumos. Ou deixe em repouso até a umectação completa do Carbopol 940.

Em um recipiente adicione o Álcool neutro ou de cereais, Essência e misture. Em seguida adicione aos poucos e com agitação na caneca onde esta o Carbopol 940 com a Água deionizada. Homogeneizar.

Se desejar colorir, adicione Corante diluído em água até chegar na cor desejada para o aromatizador.

Agora é hora de formar o gel, fazer o aromatizante de veículos ganhar consistência. Ir adicionando a Trietanolamina aos poucos (gota a gota) e sob agitação até o pH chegar em torno de 5,0 a 6,0. Para checar o pH utilize as fitas de medir o pH.

Misturar bem até a homogeneização do aromatizante/cheirinho para carros, depois embale nos potes plásticos com furos nas tampas.

Caso não encontre a Trietanolamina, pode ser utilizado o AMP 95 até chegar no pH indicado.

Se estocado em local adequado, tem validade de 12 meses.

2 Comentários

  • Muito boa essas formulações

    • Obrigado pela visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.