50 Fórmulas Exclusivas Visite para maiores detalhes. Clique na imagem ao lado.

Fórmula base concentrada para detergente

Como fazer base concentrada para detergente liquido
Considerado um dos principais produtos de limpeza de uso domestico, o detergente liquido é muito utilizado pelas donas de casa. A formulação abaixo serve de exemplo para a preparação de uma base para diluição posterior. Contém em sua formulação um tensoativo aniônico, o Ácido sulfônico que é muito utilizado na produção de produtos de limpeza, com ação de detergência e boa formação de espuma.

Como todo produto para a venda, este produto fica mais lucrativo se as matérias-primas (produtos químicos) forem adquiridas no atacado, isso abaixa os custos de produção e o valor para a venda se torna mais competitivo. Na fórmula de concentrado abaixo também esta presente um espumante muito utilizado na preparação de cosméticos, principalmente em formulas de shampoos para cabelos, sabonetes líquidos e banhos de espuma, embora não tenha muita ação de detergência, o Lauril éter sulfato de sódio possui muito poder de formação de espuma, além de dar um incremento a mais no espessamento do produto, pois reage muito bem ao acerto de viscosidade com eletrolitos, entre eles o Cloreto de sódio e o Sulfato de magnésio.

Para quem pretende comprar produtos químicos no atacado, segue uma indicação de fornecedor: Setor Química

Diluição: 2 litros de base concentrada para fazer 10 litros de detergente.

Fórmula da base concentrada para detergente:

Produtos Químicos
Ácido Sulfônico 400 g
Soda liquida (a 50%) 200 g
Amida 60 150 g
Lauril éter sulfato de sódio 200 g
Essência de sua preferencia (maçã, limão, etc.) 20 g
Mistura de isotiazolinonas (conservante) 10 g
Ureia técnica 10 g
Corante qs
Água potável filtrada até completar 2 litros

Técnica para fazer a base concentrada de detergente:

Adicionar 600 ml de Água potável em um recipiente, pode ser um Becker ou caneca plástica com capacidade para uns 4 litros.

Adicionar o Ácido Sulfônico e homogeneizar, misturar depois a Amida 60 e agitar moderadamente.

Adicionar sob agitação metade da Soda liquida, homogeneizar e verificar o pH que deve ficar em torno de 6,5 a 7,5. Se for necessário, ir adicionando a Soda liquida aos poucos até chegar na faixa de pH indicada

Depois de acertar o pH, adicionar sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio, Essência, Mistura de isotiazolinonas, Ureia técnica diluída em um pouco de Água potável, Agitar para homogeneização.

Completar o volume com Água até chegar nos 2 litros de base concentrada.

Aguarde a espuma abaixar e se for necessário adicione mais Água até chegar nos 2 litros.

Obs.: Você deve fazer um teste diluindo a base pronta do detergente em 8 litros de Água e adicionar o Corante (medindo a quantidade a cada adição) até a cor desejada. Esse teste serve para saber quanto vai de corante nos 10 litros.

Uma vez sabendo quanto vai de corante para os 10 litros de detergente, é só adicionar a mesma quantidade na hora de preparar a formula da base concentrada para detergente liquido.

Quem for diluir a base, deve adicionar Cloreto de sódio (sal de cozinha) para engrossar o detergente liquido.

A quantidade de sal para o acerto da viscosidade/engrossar os 10 litros é 60 gramas (+ ou –) diluído em Água.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *