Como fazer sabão caseiro em barras

Fórmula de Sabão em barras caseiro

Receita caseira para fazer produto de limpeza utilizado na limpeza e higienização de utensílios domésticos, como pratos e panelas. Tem ação de limpeza que algumas donas de casa preferem no lugar do uso de domissanitários líquidos, como detergentes líquidos e outros saneantes domissanitários.

Formula de Produto de limpeza caseiro para a limpeza de louças, pratos, panelas e utensílios de cozinha. Sabão sólido, fácil de fazer e com poucos componentes, ideal para lavar pratos, colheres, panelas de alumínio, canecas, copos e demais utensílios utilizados em casa.


A soda liquida na formula você encontra em distribuidores de produtos químicos, a essência pode ser de eucalipto, pinho ou outra fragrância indicada para produtos de limpeza.

Embora hoje se utiliza muito o detergente na limpeza diária, muitas pessoas ainda preferem o sabão em barra. Como na formula existe a soda que é um produto químico corrosivo, utilize luvas de borracha nas mãos.

Fórmula do sabão caseiro em barras:

  • Óleo de soja – 1 litro
  • Água – 300 ml
  • Hidróxido de sódio liquido (Soda liquida) – 200 ml
  • Essência – 15 ml

Como fazer a fórmula do sabão caseiro:

Coloque a Água em um recipiente, depois com agitação adicione o Óleo de soja e em seguida a Soda liquida, sempre misturando bem.

Mexer constantemente por mais ou menos meia hora, até ganhar consistência (engrossar).
Em seguida adicionar a Essência e mexer por uns 10 minutos.

Em seguida despeje em uma lata ou em moldes para sabão em barra.
Deixe o produto secar por umas 15 horas, depois corte em barras. 

Coloque as barras em cima de um papel grosso e deixe secar por uma semana. Depois embalar as barras em saquinhos plásticos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *