Como fazer álcool etílico antisséptico 70%

Fórmula para fazer álcool etílico antisséptico e desinfetante a 70%

É um álcool utilizado para a desinfecção com ação antisséptica.

O álcool etílico a 70% contém um teor de álcool ótimo para efeito como bactericida, tem um tempo maior de contato antes de sua evaporação. Na concentração a 70%, a sua entrada para dentro da bactéria é facilitada.

A presença de água diminui a evaporação e nessa concentração faz a destruição das bactérias. O vírus da gripe suína (Influenza H1N1) também é destruído pela ação do álcool etílico a 70%.

O uso do álcool a 70% tem vantagens e desvantagens, entre as vantagens esta o fato de ser um bactericida de ação rápida, é irritante leve, baixo custo de produção, não é toxico e por ser incolor ele não deixa resíduos.

Entre as desvantagens esta o fato dele não ser esporicida, possui ação diminuída na presença de matéria orgânica, pode danificar materiais (como plástico, borracha e acrílico), evapora muito rápido em comparação com outros antissépticos, não possui ação contra vírus hidrofílicos, não deixa ação residual.

Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos, é um agente usado na superfície do corpo que interrompe e impede o desenvolvimento de bactérias e vírus.

Formula para fabricar o álcool etílico antisséptico a 70%:

Álcool etílico 96°GL 757,30 g
Água deionizada 242,70 g

Modo de fazer o álcool etílico antisséptico a 70%:

Despejar em um recipiente o Álcool etílico 96°GL, a Água deionizada e misturar.

Depois embalar em embalagem hermeticamente fechada para evitar a sua evaporação.

Este produto é indicado como antisséptico para uso tópico.

Também pode ser utilizado para desinfecção de nível médio ou intermediário, como desinfetante para superfícies fixas e desinfetante de ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *