Como fazer Água sanitária

Fórmula grátis para a fabricação de água sanitária.

Para que serve a água sanitária? é um produto de limpeza que contém cloro ativo, possui ação alvejante (branqueadora), ação bactericida (Desinfeção) e desodorizante. É um dos produtos de limpeza que mais vendem e que donas de casa utilizam na limpeza de varias superfícies.

A água sanitária é utilizada na limpeza de banheiros, pisos, azulejos, pias, ralos, lixeiras, box, etc. Na desinfecção de vasos sanitário, a água sanitária deve ser aplicada diretamente sobre o vaso sanitário e aguardar por pelo menos 10 minutos antes de proceder com o enxague.

A água sanitária  também serve para a limpeza do canil de animais, os animais devem ser retirados do ambiente antes da limpeza. Pode-se diluir 100 ml da água sanitária para cada 10 litros de água, aplicar no ambiente e deixar em contato por pelo menos 10 minutos, depois o canil deve ser enxaguado com água e esperar o ambiente secar antes de colocar o animal doméstico novamente.

A água sanitária pode ser utilizada na lavagem de panos de prato e panos utilizados na limpeza, adicionando 200 ml de água sanitária para cada 20 litros de água, mexer e deixar os panos de molho na solução por meia hora, depois proceder a lavagem dos panos normalmente no tanque ou na maquina de lavar roupas.

Na higienização de vasilhas utilizadas por animais domésticos, adicionar 200 ml de água sanitária  em 4 litros de água, mexer e depois mergulhar as vasilhas na solução, retirar as vasilhas depois de 60 minutos e enxaguar com água potável.

Para evitar a Dengue, adicionar 2 ml de água sanitária para cada 1 litro de água potável, mexer e despejar a solução em locais onde tem água parada, como pratos utilizados nos vasos de plantas. Nas paredes com mofo, limpar as paredes e depois passar uma solução de 200 ml de água sanitária diluídos em dois litros de água potável.

O principio ativo é o cloro, o Hipoclorito de sódio presente na formulação da água sanitária contem cerca de 12% de cloro ativo, o que deixa a água sanitária depois de fabricada com cerca de 2 a 2,5% de cloro.

No branqueamento de roupas, a água sanitária é utilizada em peças de roupas na cor branca. Juntamente com o detergente liquido, desinfetante, amaciante de roupas e limpador multiuso, a água sanitária tem boa saída, sendo um dos produtos de limpeza principais para a venda.

Fórmula para fazer 100 litros de água sanitária:

Barrilha leve (carbonato de sódio) 1 kg
Hipoclorito de sódio 20 kg
Água potável qsp para 100 litros

Modo de fabricar a água sanitária:

Em um recipiente de plástico, que pode ser uma bombona de boca larga, adicione 50 litros de Água potável.

Depois mexendo com uma pá de plástico grande, adicionar a Barrilha leve e misturar até ficar uma solução homogênea.

Adicionar o Hipoclorito de sódio com cuidado para não respingar na roupa ou nos olhos e mexer.

Em seguida adicionar Água potável até completar 100 litros de água sanitária, mexer bem até homogeneização.

A água sanitária deve ser embalada em frascos plásticos opacos, geralmente na cor branca ou verde. Não deixar a água sanitária sob a luz solar direta, manter em local seco e arejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *